[firebase-br] FireBird - Arquivo TXT

UPSAI | Informatica informatica em upsai.com.br
Sex Jan 20 16:01:15 -03 2017

Prezados

Em minha ultima mensagem eu relatei minha dificuldade para ler o arquivo
TXT, porem analisando a sintaxe observei que existia erro nos nomes das
tabela.

Ajustado este erro

Voltei a executar o processo, porem quando vou executar a instrução de
Insert... agora estou recebendo a mensagem de erro:
"Unsuccessful execution caused by a system error that precludes successful
execution of subsequent statements.
Access to external file "C:\TEMP\DADOS123.TXT" is denied by server
administrator."

Pesquisando na net encontrei  a instrução abaixo transcrita, porem o erro
persiste. Estou utilizando o Firebird 2.5.

"Va ao C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_0\firebird.conf

Localize este texto e configure a linha do ExternalFileAccess conforme esta
la embaixo. Este é parte do meu arquivo e foi somente isto que mudei na
minha instalação.

#

----------------------------
# External File Paths/Directories
#
# ExternalFileAccess may be None, Full or Restrict. If you choose
# Restrict, provide ';'-separated trees list, where external files
# are stored. Relative paths are treated relative to RootDirectory entry
# (see above). Default value 'None' disables any use of external files
# on your site. To specify access to specific trees, enum all required
# paths (for Win32 this may be something like 'C:\ExternalTables',
# for unix - '/db/extern;/mnt/extern').
#
# NOTE: THE EXTERNAL TABLE ENGINE FEATURE COULD BE USED TO COMPROMISE
# THE SERVER/HOST AS WELL AS DATABASE SECURITY!!
#
# IT IS STRONGLY RECOMMENDED THAT THIS SETTING BE USED TO LIMIT
# EXTERNAL TABLE LOCATIONS!
#
# Type: string (special format)
#
ExternalFileAccess = Full"

Fico no aguardo de alguma sugestão

Saudações

Wagner Aranha

Prezados

Obrigado pelas informações enviadas, porem não estou conseguindo finalizar o
processo. Abaixo transcrevo os comando executados:

1- Dados contidos no arquivo TXT:
433       MARIO DE ABREU SODRE     2721161
11        ALESSANDRO DE MACUNAIMA  8003939
8988      MARIA DO CARMO DA SILVA  2828282

2- Criação de uma tabela em meu banco:
/* Table: TABELA_INTERNA_REAL */
CREATE TABLE TABELA_INTERNA_REAL
(
COD    CHAR(10),
NOME   CHAR(25),
TEL    CHAR(7)
);

3- Criação de uma tabela para o link com os dados em TXT:
/* Table: TABELA_EXTERNA_VIRTUAL */
CREATE TABLE TABELA_EXTERNA_VIRTUAL EXTERNAL FILE "C:\TEMP\dados123.TXT"
(
CAMPO1_COD     CHAR(10),
CAMPO2_NOME  CHAR(25),
CAMPO3_TEL       CHAR(7)
);

4- Inserindo os dados na tabela onde apresenta mensagem de erro:
INSERT INTO TABELA_INTERNA_REAL
SELECT CAMPO1_COD, CAMPO2_NOME, CAMPO3_TEL FROM TABELA_INTERNA_VIRTUAL

Msg --> Undefined name.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -204.
Table unknown.