[firebase-br] Ajuda com o tbudf.so

Sex Jan 13 14:57:00 -03 2017

No caso das udfs, se seu Firebird for 64 bits, as DLLs também deveriam.
No Windows em geral você pode colocar um app 32bits num sistema 64 bits e
segue a vida e em geral são as libs de 64bits que vão te dar problemas
quando um instalador coloca deixa de colocar ou coloca no lugar errado
(system32 e syswol), mas no Linux, é o contrário, devido a natureza aberta,
todos os programas que existem para 32bits, existem também para 64bits,
então não se justifica mesclar arquivos 32 e 64bits(embora seja possivel).
Então ou é tudo 32 bits, ou é tudo 64 bits.

Use o comando file ou objdump para saber se o arquivo .so que tem em mãos é
32 ou 64bits, se for compatível com o seu sistema e ainda assim não
funcionar é possivel que o binário que possui foi compilado para uma versão
diferente de plataforma ou glibc. Por isso é ruim pegar uma DLL
précompilada quando não se sabe sua origem ou para qual destino foi
compilada, as vezes dá pau e vc acha que tá fazendo coisa errada quando na
realidade a anormalidade vem da biblioteca, isso acontece também com o
Windows.

Por isso é melhor usar o sistema de empacotamento da distro, elas são
garantidas.
No caso do debian, esse mesmo método permite desprezar o binário e baixar e
compilar os fontes para o seu sistema sem nenhum esforço.
Mas se seu sistema de empacotamento não tem essa biblioteca, terá que
apelar para o ./configure && make que em geral é o que se precisa para
compilar dos fontes.
Eu recomendo que faça isso numa maquina virtual para não ter que mexer no
servidor.

[]´s