[firebase-br] Dúvidas sobre Trigger

Sáb Fev 18 23:21:06 -03 2017

Sccb> *  Como faço uma trigger para toda vez que excluir um registro, ele
Sccb> verificar o último registro inserido e atualizar o generator?

De forma geral, você não deve fazer isso. Generators "vivem" fora do
controle transacional, e não devem ser alterados da forma que você
está pensando, a não ser que vc esteja procurando por problemas.
Provavelmente você está preocupado em deixar "buracos" na numeração,
mas isso não deveria ser um problema.

Sccb> *  Como cadastro um usuário no Firebird e que somente aquele usuário acesse
Sccb> o banco, sem a permissão do SYSDBA, pois fiz isso e se desinstalo o Firebird
Sccb> e instalo novamente ele acesa o meu banco com o usuário padrão.

O SYSDBA sempre pode tudo. Se está preocupado com a possibilidade da
base de dados ser roubada e acessarem os dados, então use o Firebird 3
juntamente com um plugin de criptografia de base de dados.

Sccb> *  Eu criei uma trigger de Gravar log de inserção e uma trigger de Update.
Sccb> Nessas trigger grava em uma tabela tudo que foi feito, eu queria gravar isso
Sccb> em Xml os campo e os valores, existe alguma possibilidade?

Só se você criar uma rotina em PSQL que monte o XML.

[]s
Carlos H. Cantu