[firebase-br] RES: RES: RES: Regras de negócio no Firebird

Sex Fev 17 16:05:41 -03 2017

As vezes acho que estamos falando de coisas diferentes.

Ao me referir a regras de negocio eu tomo como ponto principal a atividade
de procedimentos que agregue um resultado como o calculo de uma melhor
compra no sistema de cotações ou preço de um produto ou serviço para aquele
cliente considerando impostos, tributos, frete e todas as pataquadas que
este governo criou, consultar webservices e depois enviar email para A, B
ou C.
Também as manipulações de insert/update/delete em tabelas.
Tudo isso pode ser feito numa camada de sistema como feito em Delphi ou as
vezes numa procedure direta no banco com bem menos possibilidades de
programação.

Regras do banco é outra coisa, validações de campo e a não existencia de
registros orfãos é a base para um banco de dados sanitizado e não há como
fazer isso sem ser no banco.
Alias, o banco é o local mais indicado para isso.
Imagina eu varrer uma tabela e ver status='A' ou 'B, ou 'C' e ter que olhar
no sistema para saber o que eles significam.
Não seria melhor criar na mesma tabela campos calculados traduzindo esses
mineumonicos?

Essas regras de banco é bom ter independente de usar a solução X, Y ou Z.

Então precisamos estabelecer um meio comum aqui, porque senão haverá
diferentes interpretações.

[]´s