[firebase-br] RES: RES: RES: Regras de negócio no Firebird

thiago.almeida em neainformatica.com.br thiago.almeida em neainformatica.com.br
Sex Fev 17 11:03:48 -03 2017

Só reforçando a opinião do nosso amigo Rento:

Já dizia o Bruno
Lichot há uns dez anos: Lugar de regras de negócio é no servidor de
aplicação.

[]'s

Francisco Thiago

Em 17/02/2017 09:22, Rento -
Eficaz Informática escreveu:

> Sou usuário da primeira versão do
Firebird.
> No início do nosso projeto eu e meu sócio debatemos algum
tempo sobre onde
> colocar as regras de negócios, pois tudo era tratado
diretamente na
> aplicação que iria para o cliente, e o Interbase era
utilizado apenas com um
> repositório de dados.
> Mas como iríamos
mudar para o Firebird, fizemos várias pesquisas e as
> conclusões eram
unânimes, o lugar das regras de negócios é no banco de
> dados. Legal,
todo o processamento pesado era feito do lado do servidor, sem
> gargalo
de rede, sistema funcionando como uma bala nas redes mais críticas.

Tudo parecia perfeito, pois nosso projeto atendia um único segmento.

Depois o sistema cresceu, atendendo vários segmentos, várias
implementações
> e agora aquela máxima da época "o lugar das regras de
negócio é no banco de
> dados" começou a atrapalhar, pois qualquer
ajuste por menor que seja em uma
> regra de negócio para um determinado
segmento, eu tenho que gerar uma
> atualização do sistema para todos os
clientes, independente se utilizam ou
> não aquele recurso.
> Hoje
percebo que a facilidade no passado nos causa dificuldades agora no

presente, pois se tivéssemos optado por já trabalhar em multi-camadas
no
> passado quando o sistema era pequeno, hoje teríamos muito mais
facilidade e
> flexibilidade na implementação das regras de negócios.

Hoje a minha opinião é "lugar de regras de negócios é no servidor de

aplicação".
> Estamos estudando em como implementar essa independência,
sabemos que vai
> ser um trabalho árduo, mas pelo que já pesquisamos
vale cada segundo de
> trabalho.

lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Rodrigo

> Para:
FireBase
> Assunto: [firebase-br] RES: RES: Regras de negócio no
Firebird

> Não preciso me preocupar em montar o servidor (afinal esse
não é meu foco)
> Não me preocupo com a instalação do banco (se bem que
firebird é ultra
> fácil) Escalabilidade Pago pelo que usar
>
> Abaixo
tem um link com uma explicação melhor

https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-computing/?nc1=f_cc [7]