[firebase-br] RES: RES: RES: Regras de negócio no Firebird

Rento - Eficaz Informática renato em eficazinformatica.com.br
Sex Fev 17 10:22:56 -03 2017

Sou usuário da primeira versão do Firebird.
No início do nosso projeto eu e meu sócio debatemos algum tempo sobre onde
colocar as regras de negócios, pois tudo era tratado diretamente na
aplicação que iria para o cliente, e o Interbase era utilizado apenas com um
repositório de dados.
Mas como iríamos mudar para o Firebird, fizemos várias pesquisas e as
conclusões eram unânimes, o lugar das regras de negócios é no banco de
dados. Legal, todo o processamento pesado era feito do lado do servidor, sem
gargalo de rede, sistema funcionando como uma bala nas redes mais críticas.
Tudo parecia perfeito, pois nosso projeto atendia um único segmento.
Depois o sistema cresceu, atendendo vários segmentos, várias implementações
e agora aquela máxima da época "o lugar das regras de negócio é no banco de
dados" começou a atrapalhar, pois qualquer ajuste por menor que seja em uma
regra de negócio para um determinado segmento, eu tenho que gerar uma
atualização do sistema para todos os clientes, independente se utilizam ou
não aquele recurso.
Hoje percebo que a facilidade no passado nos causa dificuldades agora no
presente, pois se tivéssemos optado por já trabalhar em multi-camadas no
passado quando o sistema era pequeno, hoje teríamos muito mais facilidade e
flexibilidade na implementação das regras de negócios.
Hoje a minha opinião é "lugar de regras de negócios é no servidor de
aplicação".
Estamos estudando em como implementar essa independência, sabemos que vai
ser um trabalho árduo, mas pelo que já pesquisamos vale cada segundo de
trabalho.