[firebase-br] Log Firebird 2.5

Adilson B. Cápua Jr. juniorcapua em gmail.com
Qui Fev 9 12:27:19 -03 2017

Olá Carlos!
É isso mesmo que acontece! Pra você o registro foi apagado, mas para o
Firebird ele apenas marca aquele registro como deletado. O espaço físico
que ele ocupava ainda continua sem uso pelo banco! É por isso que, mesmo
apagando o registro, o banco continua a crescer!
O que você pode fazer é programar um backup e um restore no seu banco
automaticamente, através de algum serviço, para que ocorra em um horário em
que ninguém esteja usando o banco!
Outra coisa é ativar o sweep interval nas propriedades do banco para que
ocorra uma "limpeza" automática. Mas lembrando que se o sweep disparar em
um horário de uso, o banco pode ficar leeennnnto pra caramba. Eu
particularmente criei uma tarefa no próprio Windows (programando para
execução a meia-noite e meia) que faz esse sweep a cada semana no meu banco!

Criei um arquivo .bat com a seguinte linha:

gfix -sweep localhost:c:\Data\Trunk\Banco\BANCO.FDB -user sysdba -password
masterkey

E então criei uma tarefa no Windows que executa esse arquivo .bat em
horários e dias programados!

Solução simples e que funciona redondo!!! :)

Boa sorte!

_____________________________________
  Adilson Bragança Cápua Jr.
  Linhares - ES                            Brasil

  Mail:* juniorcapua em me.com <juniorcapua em me.com>*
*          juniorcapua em gmail.com <juniorcapua em gmail.com>*
*          juniorcapua em yahoo.com.br <juniorcapua em yahoo.com.br>*
  Messenger:* juniorcapua em live.com <juniorcapua em live.com>*
  Skype:* dellas_capua*
  Blogger: http://dellasnoites.blogspot.com/
"Save a tree! Send an e-mail!"