[firebase-br] Migração

Sex Fev 3 10:54:19 -03 2017

Há diferenças enormes entre o TSQL(MSSQL) e o PSQL (Firebird).
Todas as triggers, procedures terão de ser reescritas e do zero. Não há
quase nada que se assemelhe senão insert/update/delete, por exemplo, um
for/select vai virar uma sequencia de comando de cursores.

Quando a quantidade de dados é muito grande e sujeita a riscos, não é bom
usar um programa automatico de transferencia de dados, o melhor é criar o
modelo novo no MSSQL e criar um aplicativo que faça a transferencia,
reavaliando os dados e mudando-os quando for preciso,  lidar com registros
orfãos, campos identity, etc...e o principal, o programa saberá onde parou
e prosseguirá donde parou da ultima vez. Assim a equipe poderá trabalhar
nos 99% do banco populado e quando tiver tudo pronto daí então só haverá 1%
restante para transferir.

Já que terá o trabalho de reescrever, você poderia usar o modelo datasnap e
colocar o que chama de procedures e triggers em aplicativos que rodem como
serviço no mesmo servidor do banco de dados, neste caso, o banco se torna
um repositório e as regras ficam neles(os apps de serviço) e o lado cliente
fala somente com os apps de serviço do datasnap. Falando assim, parece
complexo, mas é mais simples na prática e resolveria vários problemas de
disponibilidade e migração. Na realidade, você deixaria de mudar do FB
neste primeiro momento e se esforçaria em migrar seus apps para datasnap e
quando fosse finalmente migrar para MSSQL apenas o provider do datasnap
seria modificado, todo o restante ficaria intacto. Seria muito mais
produtivo para a equipe do que reescrever tudo de PSQL para TSQL e teria
muitas outras vantagens como trabalhar offline em redes de alta latência.

Sai mais barato pagar um curso de datasnap para alguém do que chamar um DBA
proficiente nos dois sistemas.

Um abraço e boa sorte.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O