[firebase-br] Como saber por script linux se um backup foi bem sucedido ou não?

Ter Dez 12 11:39:40 -03 2017

Olá,

Temos aí duas questões, uma é a resposta do colega.
(1) Eu realmente não acho que precise tentar restaurar logo após o backup
apenas para verificar se o meu if [ $? -gt 0 ] foi confiável ou não. Eu
tenho que acreditar que o gbak é confiável o suficiente para sinalizar
sucesso ou falha adequadamente.

(2) Outra que não é a resposta do colega é sobre um plano de qualidade,
cada empresa ou corporação terá a sua.
Não fazemos isso porque não confiamos na ferramenta que escolhemos, fazemos
isso por causa da lei de murphy, muita coisa pode dar errado depois de um
backup bem sucedido, até mesmo o que você falou.
Se eu testar o backup fazendo um restore hoje, não quer dizer que daqui uma
semana ele também estará OK, afinal muita coisa pode ter se passado desde
então que não é culpa do gbak. É um plano de qualidade que determinará
isso, não o script.
Então resumindo, a resposta ao colega tá perfeita e espero que tenha
esclarecido melhor.

[]´s