[firebase-br] RES: Duvida de Administração de Ambiente

Seg Dez 4 09:06:56 -03 2017

1 Você não precisa dar logoff para copiá-lo, apenas um backup, pois este
faz a operação a quente e já lhe indica se há problemas:
"%fbpath%\gbak.exe" -v -b -t -user SYSDBA -password masterkey
"ip.do.servidor:\caminho\para\o\database.fdb"  "c:\backup\database.fdk"
Guarde o database.fdk em local seguro. Se acrescenttar -se na linha de
comando do backup, será mais rápido. Acesse o link:
https://firebirdsql.org/manual/gbak-backup.html
para ver as opcoes e operacoes disponiveis.
Atenção, com a base de dados online, usar o comando de copiar do Windows
não é prudente e pode corrompê-la, além disso, pode acontecer da cópia não
funcionar em outras máquina se o hospedeiro tiver arquitetura, sistema
operacional, e versão de firebird diferentes - enquanto um arquivo de
backup é transitável entre plataformas distintas.
Crie um script para essas operações, tal como:
@echo off
set gbak="C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_3_0\gbak.exe"
set fdb_server="192.168.1.14"
set fdb_user="SYSDBA"
set fdb_pass="masterkey"
set fdb1="c:\app\dados\database.fdb"
set fbk1="c:\backup\database.fbk"

echo ==== BACKUP ======
echo %fdb%
%gbak% -v -b -t -user %fdb_user% -password %fdb_pass% %fdb_server%:%fdb1%
%fbk1%
rem se você acrescentar -se, o backup será mais rapido
echo Pressione ENTER para finalizar
pause

2. Um shutdown só seria recomendado se alguma manutenção for feita
normalmente não se faz durante o expediente, para fazer shutdown:
"%fbpath%\gfix.exe" -user SYSDBA -password masterkey
"ip.do.servidor:\caminho\para\o\database.fdb" -shut -force 0

[]´s