[firebase-br] Modo Classic -> Processos Perdidos

Ter Set 6 11:17:23 -03 2016

O xinetd pode ser ajustados de diversas formas para implementar um serviço
seguro e confiável via internet.
Uma das formas é estabelecer um numero minimo de processos para otimizar o
atendimento das requisições tcp/udp.
Uma vez que uma conexão foi estabelecida, o xinetd não vai matá-las e nem
abrir novas se o numero máximo já foi alcançado ou que infrinja outra ACLs
qualquer.
Mas mesmo que elas terminem, se o minimo de daemons foi especificado,
sempre haverá esse minimo em estado de espera, alguns serviços como o
squid, é nos arquivos dele e não no xintd que você ajusta isso, por isso,
lhe disse para olhar o arq de configuração do FB.
Você não deveria se preocupar muito como as coisas funcionam por baixo do
capô, mas saber de algumas delas é fascinante, por exemplo, se você tiver
8GB de RAM e seus aplicativos estão longe de alcançar esse limite, o kernel
se vira para que possa usar 100% memória dessa para otimizar o sistema,
afinal para o unix 'memória sobrando, é memória sendo desperdiçada'. Quando
sua memória passa a exaurir, ele extingue toda a otimização que criou,
processos mortos, buffers,  e até mesmo transfere processos de baixo
impacto para a ram virtual... saber quanto de memória está em uso e quanto
está sobrando neste sistema é coisa de engenheiro/arquiteto, eu tentei ler
sobre, e parei na metade, é muito denso.
As vezes esses processos mortos estão alistados no sistema, são chamados de
zumbis, eles existem para que o programa que os criou saiba como eles
terminaram ou que variáveis deixaram lá. Eles não tem peso na memória ou no
processador, mas incomodam quando você os lista porque anos de uso com o
Windows aprendemos que devemos ter a memoria mais limpa possível.

O [x]inetd tem anos de estrada, ele pode nos deixar malucos, enfurecidos,
... mas se ainda tá aí é porque ainda não acharam nada melhor que ele.

Um abraço.