[firebase-br] can`t format message 13:78 -- message system code -4

Sex Set 2 12:16:34 -03 2016

Você não precisa mudar os atributos do arquivo para chmod 777, alias isso
que fez não é recomendado em sistema algum.
Basicamente você transformou seu banco de dados num arquivo executável e
que qualquer um poderia adulterar e executar(?) -- muitos programas
rejeitariam abrir arquivos assim.

O Firebird no Linux usa uma conta de serviço, isto é, um usuário é criado
(geralmente chamado de firebird) para manipular arquivos e ter acesso ao
programa/serviço.
Então o que você precisa é um chown firebird:firebird
/caminho/para/o/banco.fdb, observe também se a pasta onde o arquivo está
inserido também tem o mesmo owner.

Outra coisa, não ponha seus arquivos de dados na pasta de instalação do
firebird, pois uma eventual remoção ou atualização, seu arquivo de dados
também poderia ser removido.
As pastas adequadas são /var ou /home para guardar dados, um gerenciador de
pacotes, nunca ousaria tocar em arquivos aqui.
Para essa pasta que voce for criar poderá usar permissão chmod 2660(rw-rw--
e replicando para subpastas) e o owner ser firebird:firebird, isto se no
seu sistema, o usuário desse serviço for firebird.

[]´s e sucesso.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.