[firebase-br] Sobre Post_Event

Adilson B. Cápua Jr. juniorcapua em gmail.com
Seg Out 31 12:34:57 -03 2016

Boa tarde, pessoal!

Eu tinha/tenho uma aplicação escrita em Delphi XE6 + DBXPress + Firebird
2.5! Bem, eu precisava saber quando uma tabela era atualizada e caso outro
usuário estivesse trabalhando com a mesma tabela, o programa tinha que ser
atualizado no mesmo instante. Bom, usei o próprio banco para fazer: quando
a mesma era atualizada, uma trigger era disparada que preenchia uma outra
tabela de apoio. Dentro da minha aplicação, um timer ficava checando essa
tabela de update de tempo em tempo e quando ele percebia que houve uma
mudança naquela tabela para o usuário atual, então disparava um evento que
atualizava também a tabela principal ao qual meu usuário estivesse
trabalhando!

Pois bem, recentemente resolvemos dar um update no nosso engine do banco e
mudamos do DBXPress para o Firedac e descobrimos que o mesmo consegue
receber eventos do FB, através de um componente próprio para isso, coisa
que o DBXpress não fazia. Implementamos no banco e na app o uso desses
eventos e em vários testes que fizemos aqui no escritório e até em um
cliente a solução se mostrou muito mais rápida e confiável. No mesmo
instante que a tabela é atualizada, o banco disparava um evento que o
aplicativo recebia e atualizava também. Tudo muto simples e eficaz!

Como nem tudo são flores, recebemos um chamado de um cliente onde ele
relata que os dados dele não estão sendo atualizados como deveria. Fomos
averiguar e realmente no cenário dele esse evento ou não é gerado no banco
ou então o aplicativo não recebe. Daí  surgiram algumas dúvidas sobre o
post_event: ele usa alguma porta diferente da 3050? Algum anti-virus ou
mesmo o firewall do windows podem meio que "bloquear" o mesmo? Andei
procurando na net sobre mais detalhes do recurso e não consegui muita
coisa, a não ser dúvidas de como usá-lo mesmo!

Qualquer dica/orientação é bem vinda!
  Adilson Bragança Cápua Jr.
  Linhares - ES                            Brasil

  Mail:* juniorcapua em me.com <juniorcapua em me.com>*
*          juniorcapua em gmail.com <juniorcapua em gmail.com>*
*          juniorcapua em yahoo.com.br <juniorcapua em yahoo.com.br>*
  Messenger:* juniorcapua em live.com <juniorcapua em live.com>*
  Skype:* dellas_capua*
  Blogger: http://dellasnoites.blogspot.com/