[firebase-br] Como Capturar SQL de um Campo ??

Luciano franca luapfirebird em yahoo.com.br
Qui Out 27 15:33:16 -03 2016

 Não são todas as querys iguais são todas diferentes.
Acho que ainda não consegui lhe explicar direito.
São varias querys mais cada uma diferente,  exemplo Consulta de Clientes,  Consulta de Vendas,  Consulta de Contas Bancarias,  Consulta de Estoque  Etc...
Cada uma tem uma query diferente e eu tenho um sistema de Filtro onde na própria consulta o cliente clica no campo eu abro um "Builder"  para fazer um filtro pois essas consultas abrem sem registros  são todas vazias,  assim o cliente faz o Filtro na hora porém Eu criei algo Genérico para o sistema todo ou seja quando abre esse Builder para fazer o filtro esse "Builder"  funciona para todas as consultas.
 Atualmente essa tela de Builder que já faz o filtro já está funcionando 100%  o problema é que quando um campo é complexo ou seja formado por uma "Subquery" ou um "Coalesce" como no exemplo que postei eu não consigo pegar o conteúdo desse comando SQL para poder colocar na "Clausula Where"  para poder montar o Filtro.