[firebase-br] Como Capturar SQL de um Campo ??

Luciano franca luapfirebird em yahoo.com.br
Qua Out 26 20:54:56 -03 2016

 Pessoal sei que talvez esse não seja o local certo mais já faz dois dias que procuro e não acho o que procuro no Google.
 eu precisa detectar o comando SQL necessario para gerar um Campo exemplo :
Coalesce(Case When (Trim(NF.N_CF) <> '') Then  NF.N_CF || ' ' End, '')  || Coalesce(Case When (Trim(NF.N_NFM) <> '') Then  NF.N_NFM || ' ' End, '') As N_CUPOM,
Eu precisa fazer isso no Delphi não sei se existe algum comando que faça o firebird voltar que o campo ''N_CUPOM"  é formado pelo comando ::
Coalesce(Case When (Trim(NF.N_CF) <> '') Then  NF.N_CF || ' ' End, '')  || Coalesce(Case When (Trim(NF.N_NFM) <> '') Then  NF.N_NFM || ' ' End, '')
Já procurei como SQL Parse porém não consigo encontrar nada que consiga fazer isso
Seria como dar um Split  porém se colocar a virgula ","   dá problema com o Coalesce  então não sei como fazer isso.
Alguém já passou por isso teria algum código milagroso para isso.   o Firebird faz isso internamente assim preciso fazer isso via código pelo Delphi.
Grato.