[firebase-br] Quedas direto na virtua

Kelver Merlotti kmerlotti em gmail.com
Ter Out 4 15:12:57 -03 2016

Na minha opinião, sua única alternativa é não manter conexões persistentes,
ou seja, não fazer o exe ficar 100% do tempo conectado no servidor. Dois
caminhos pra isso: mudar a arquitetura pra multi-camadas com HTTP/REST, por
exemplo (que provavelmente não se aplica ao seu cenário pelo esforço que
isso demanda); OU configurar seu componente de conexão para não se manter
ativo. No DBExpress, por exemplo, é na propriedade KeepConnection, que por
padrão é True. Colocando False vai fazer sua aplicação conectar no BD,
fazer o que tem que fazer e desconectar. Há perda de performance, claro,
mas é o custo da "solução" imediata. É importante lembrar que, dependendo
de qual componente de acesso vc utiliza (ou de como ele está configurado -
por exemplo, sem CachedUpdates), não vai adiantar ativar esta opção, pois
as Queries (por exemplo) nunca vão notificar o connection para que ele
feche a conexão ao terminarem seu trabalho. Se vc usar FireDAC, vale a pena
olhar também os recursos de autorecovery de conexões que ele tem.
Abraço!!!

*Kelver Merlotti*
Embarcadero MVP
Coordenador Editorial da Active Delphi