[firebase-br] Firebird Multiplos arquivos ?

Alexandre Benson Smith iblist em thorsoftware.com.br
Qui Nov 3 18:26:28 -03 2016

Boa tarde !

Nenhum beneficio... Hoje em dia com RAID, se vc quer "particionar" o
banco para ter acesso por discos/controladoras diferentes, o RAID se
encarrega disso de forma muito mais eficaz.

Este recurso existia no FB para, conforme já foi mencionado, contornar
limites de acesso ao arquivo quando o tamanho ficava maior do que o
SO/Sistema de arquivos podia gerenciar.

Atualmente não tem benefício algum, mesmo pq não é um particionamento
como o Oracle/MSSQL (acredito que o PG tb tenha este recurso) onde vc
pode dizer que a tabela A fica no arquivo X e a tabela B no arquivo Y e
os índices no arquivo Z.

O Fb simplesmente vai escrevendo no banco o que for até atingir o
limite, então passa a escrever as novas páginas no outro arquivo,
portanto a tabela A vai ter páginas no arquivo A, no B, no C, e onde
mais for necessário.

até mais...