[firebase-br] Socorro Cantú... Gambiarra para Blob's

Christian e Ana Luiza Britto chriseana em gmail.com
Dom Maio 29 11:16:13 -03 2016

Olá Cantú e Colegas,

Sou sociólogo e estou desenvolvendo uma aplicação para auxiliar minhas
pesquisas. Hoje não sou um programador profissional... (Embora em
outros tempos tenha trabalhado muito com Clipper) Agora estou tentando
utilizar o programa (Free Pascal 3.0 + Lazarus 1.6 + Firebird 2.5)
pela internet, com servidor remoto. Para minha infelicidade descobri
que a aplicação precisa ser reestruturada para lidar com o quadro,
ficou muito lenta, inviável. Utilizo muitos campos tipo Blob. :(

Ao assistir uma palestra do Cantú, vi que ele propõe uma gambiarra bem
interessante para diminuir o trafego de rede (roundtrips) gerado pelos
Blobs.

Select iif(octet_length(items.note) <= 2765, cast(items.note as
varchar(2765)),null) as blob_field_txt, iif(octet_length(items.note) >
2765, items.note, null) as blob_field_blob from items;

O problema é que o código acima funciona, mas quando utilizo o varchar
(32765) ou até mesmo 12765, recebo a seguinte mensagem de erro:

Undefined name.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -204.
Data type unknown.
Implementation limit exceeded.
COLUMN DSQL internal.

Estou usando o IBExpert para fazer este teste.
Abraços,
Christian De Britto