[firebase-br] Usuário Local no Firebird 3 sem depender de "security3.fdb"

Dom Jun 26 21:59:31 -03 2016

MR> Bom dia Cantú,

MR> Vamos a ver se entendi, como isso se faria:

MR> 1. Copiava a embebed.dll e a renomeava para fbclient.dll, juntava
MR> as demais DLLs e utiliários tudo na mesma pasta, com o meu banco
MR> de dados: <O_meu_DB.FBD> pág21 manual;
MR> 2. paro o servidor(ou servidores);
MR> 3. e de seguida arranco com o ISQL como SYSDBA, e: CREATE USER
MR> username PASSWORD 'password' etc...

Não existe fbembedded.dll no Firebird 3. Nele, uma conexão embedded é
qualquer conexão feita em uma base de dados sem especificar um
protocolo de rede no string de conexão. Página 7 do Release Notes:

"When <database name> does not contain a network protocol but just the
database name, the Remote provider rejects it and the Engine12
provider comes to the fore and tries to open the named database file.
If it succeeds, we get an embedded connection to the database."

MR> Posto isto, e se bem percebi a validação de acesso passará a ser
MR> feita por mecanismo interno do banco com os users criados sendo
MR> validados dentro do meu próprio banco, o tal <O_meu_DB.FBD>. É isto? E, depois?

Não. Conforme eu expliquei na mensagem anterior, é necessário
configurar no databases.conf qual é o banco de dados de segurança que
será usado para a base de dados (que pode ser ela mesmo) - pagina 68
do Guia.

MR> Porquê ter de fazer isso com o embebed(ou será que perdi aqui
MR> alguma parte dai que não esteja a entender)?

O uso de uma conexão embedded facilita pelo fato dela não validar
usuário/senha, portanto, vc pode conectar como SYSDBA na base de dados
que não tem qualquer usuário criado, e cria-los através do comando
create user do SQL.

[]s
Carlos H. Cantu