[firebase-br] Dúvidas sobre índices

Cláudio Prudente (O2 Tecnologia) claudio em o2tecnologia.com.br
Seg Jun 20 10:59:04 -03 2016

Bom dia.

Eu vejo mensagens na lista com bancos de dados de 50gb, 400gb e até mais
e um dos meus clientes com um banco por volta de 20gb está bem lento.
Com certeza posso melhorar a performance com índices bem criados.

Eu li muita coisa na internet sobre isso e fiquei com algumas dúvidas.

Vamos supor 2 selects.
1 - Select Nome, Cidade, Estado From Clientes
      where ( Nome like '%qualquer coisa%' )

Para esse exemplo acima eu criando um índice somente para o campo Nome é
o ideal correto?

Agora ao segundo caso.
2 - Select Nome, Cidade, Estado From Clientes
      where ( Nome like '%qualquer coisa' ) and ( Cidade = 'São Paulo' )

Para esse exemplo eu já teria o índice por nome. Pelo que entendi dos
índices do firebird se eu tiver um índice para Cidade criado o plan iria
utilizar os 2 índices criados para me dar o retorno.
O melhor a se fazer é criar somente o índice para Cidade ou mesmo eu já
tendo um índice para o Nome eu criaria um outro composto por Nome e Cidade?

Nesse caso eu não usei order by. Estou pensando somente em índices para
where. Seria interessante criar índices para a ordenação?

Obrigado pessoal.

Cláudio