[firebase-br] Migração Firebird 3.0

Qui Jun 16 21:32:18 -03 2016

MSB> Minha dúvida, que é até simplista é: Qual a diferença entre ficar com os
MSB> client´s antigos e atualizar as estações para os client´s novos?
MSB> Vou aproveitar melhor os recursos do Firebird 3.0? Ganharei performance?

Você só vai se beneficiar de todos os recursos se estiver com o
cliente atualizado. Por exemplo, pra aproveitar todas as melhorias
feitas no protocolo de comunicação, é necessário ter o fbclient
atualizado.

MSB> Outro ponto que abordo é o seguinte: Tenho um Firebirdd 2.5 num servidor
MSB> Dell super atualizado, 64 GB de memória, hd de 01 tb, controladora com
MSB> bastante cache, etc...
MSB> O pessoal de Ti quer virtualizar esse ambiente. Não estaria no caso abrindo
MSB> mão de performance no processo de virtualização?

Maquinas virtuais são uma mão na roda, mas o simples fato de serem
virtualizadas já implica em alguma perda de performance, afinal, o
host está sendo compartilhado entre várias máquinas. O quanto perde e
se isso será perceptível depende do poder/configuração da máquina.

MSB> Por último: Se no processo de migração, sugerir ao cliente a aquisição de
MSB> um HD SSD, ganharei performance sobre o disco atual. Hoje temos um hd de 01
MSB> TB e o banco está com 450 GB.

SSD é sempre mais rápido do que drives mecânicos.

[]s
Carlos H. Cantu