[firebase-br] Como saber através do delphi se um campo é compute by?

Sex Jun 10 10:54:48 -03 2016

Olá pessoal,

Existe uma propriedade do Delphi chamada de Query.GetFieldNames(MyList) que
pega o nome dos campos de uma tabela.
No IBO essa função pegava todos os campos menos os que de alguma forma são
calculados como os do tipo compute by.

Mas estou num projeto que usa o Firedac, e ele também possui a mesma
função, porém traz todos os campos indiscriminadamente.

O problema é que estou estudandos os TFields e suas propriedades não
indicam quando um campo é calculado, até tem coisas como se o campo é
ReadOnly, Calculed, CanModify porém os do tipo 'compute by' são se
enquandram neles dando a impressão que um update/insert funcionariam com
tais campos.

Eu tenho um programa que transfere dados de uma tabela para a outra, e
antes com IBO ele discernia que deveria pular os 'compute by' , mas com
FireDAC ainda não encontrei um método para conferir isso.

Será que alguém sabe como posso descobrir se um campo é compute by no
Delphi?

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.