[firebase-br] Lentidão Firebird 2.5 Temporário

Roberto Ford Long rford em terra.com.br
Qua Jun 1 13:04:43 -03 2016

     Boa tarde, Adilson.
     Só conheço o VirtualBox utilizando-o tanto em Windows como no
Ubuntu em máquinas desktop, e para testes pequenos somente.
     Conheço mais o Xen e o Vmware, ambos instalados em servidores.
     Mas os três temem um efeito chamado "write hole"
(http://www.raid-recovery-guide.com/raid5-write-hole.aspx). O VirtualBox
por ser da Oracle já deve usar o ZFS
(https://blogs.oracle.com/bonwick/entry/raid_z) como sistema de
arquivos, mas é preciso confirmar.
     Eu começaria verificando o servidor, especificamente a controladora
RAID, se ela tem bateria ou não, e seu estado também. Não adianta
habilitar o cache da controladora na BIOS sem bateria ou com ela
defeituosa. Apesar do alerta dado pela BIOS, da possibilidade de perda
de dados em caso de queda de energia, tanto o Vmware quanto o Xen
(Citrix) verificam isso diretamente na controladora.
     Se por algum motivo, o cache da controladora estiver inválido, o
motivo da lentidão deve estar aí. Ambos (Vmware e Xen, mesmo nas versões
Free) fornecem ferramentas de monitoramento que permitem avaliar o
desempenho de cada VM ativa individualmente e do servidor como um todo.
     Ambos são muito exigentes nessa questão do cache e bateria. Eles
habilitam o "forced writes" e com isso desabilitam até o cache do
próprio disco.
     Bom apesar de ter chegado tarde, espero que ajude.
     Boa sorte,
     Roberto.