[firebase-br] Tratamento de excessão

Emerson Sanches emerson.sanches em gmail.com
Ter Jul 26 15:25:04 -03 2016

Boa tarde pessoal da lista. Uso pouco o Firebird, mas gosto muito,
normalmente na empresa onde trabalho uso o Oracle. Vou precisar fazer um
desenvolvimento pros representantes aqui da empresa, e como meu chefe não
quer saber de disponibilizar o Oracle para acesso pela net, vou ter de
fazer uma solução local usando o fb embebed. Bem, a sintaxe que estou com
dificuldade pretendo usar para fazer a atualização das bases e eu uso em
oracle, mas não consegui descobrir como fazer em fb. Em Oracle eu crio um
procedure com a seguinte sintaxe:

Procedure Insert
  begin
     insert into tabelaX (CampoA, CampoB, CampoC)
     values                  (ValorA, ValorB, ValorC)
  excepion
     when dup_val_on_index then
       update tabelaX
       set      CampoB = ValorB,
                 CampoC = ValorC
       where  CampoA = ValorA;
  end

Eu realmente não consegui descobrir no FB como eu trato a exceção pra
quando der erro de chave primaria, eu alterar o cadastro.

Obrigado pela ajuda.

[]s

Emerson Sanches
Analista de Sistemas