[firebase-br] Limpando o banco de dados

Ter Jan 19 08:13:21 -03 2016

Se "limpar" para você significa "remover totalmente o lixo (versões
temporárias de registros)" da base, a única forma é você fazer um
backup e logo em seguida um restore:

backup: gbak -b -g -user xxx -pas yyy banco.fdb backup.gbk

-g aqui é usado para não fazer a coleta de lixo durante o processo de
backup, visto que o backup será restaurado logo em seguida, portanto,
é perda de tempo coletar o lixo.

restore: gbak -c -user xxx - pas yyy backup.gbk novo_banco.fdb

Depois do restore, o banco criado estará totalmente livre de qualquer
"lixo".

Agora, se quando você fala "limpar" está querendo dizer "marcar o lixo
como espaço reutilizável", então um sweep ou um backup poderá fazer
isso, mas só o fará de forma completa se no momento em que forem
executados não haja transações abertas bloqueando a coleta de lixo.

Sugiro que você leia os artigos/faq do site, sobre sweep, garbage
collection, backup, etc.

[]s
Carlos H. Cantu