[firebase-br] Ajuda com performance Firebird

Sex Jan 15 18:45:07 -03 2016

Saudações Maciel,

Primeiramente, na próxima oportunidade que a coisa ficar lenta tente postar
a estatística do banco, o intervalo entre a transação mais velha e a mais
nova poderia ser um indicativo de transações abertas. Além disso, os logs
do firebird.

Como sua base é grande, recomendaria que além de desativar o sweep (algo
que você já fez), não coloque nenhum sweep manual ou programado, deixe que
o backup o faça (ele ocorre sempre que for 100% bem sucedido).
É claro que nessa situação seu backup tem que estar programado para rodar
diariamente ou em intervalos menores.
As vezes o arquivo de backup é gerado e aparentemente tá certo e até
restaura, mas por ocasião do termino do gbak um os error<>0 impediria a
limpeza, por isso tente executá-lo de maneira assistida na próxima
oportunidade que houver e observe algum retorno de erro.
Se houver falhas no backup, o sweep não vai ocorrer e seu banco vira uma
bola de neve depois de alguns dias.
Então dá uma olhada no backup.
Uma outra recomendação é usar um tamanho fixo de arquivo e evitar o growing
automatico que com o passar do tempo vai deixar seu disco bem fragmentado,
talvez por isso você note que a lentidão suma depois do backup/restore.

Um disco que faz I/O o dia todo como camera de vigilância recomenda-se
manter por 2 anos no máximo porque ele se esfarela depois, se sua situação
com o banco é similar, talvez seja melhor testar com outro disco.
Espero que você não tenha feito isso, mas se tiver plugin de banco
instalado em seu sistema então explicaria seu problema.

Quando fizer um backup/restore, renomeie(ou mova) os logs antigos, assim o
FB iniciará logs novos.

[]´s e sucesso.