[firebase-br] RES: Ajuda com performance Firebird

Moacir Antonio Kuhn moacir em softin.com.br
Sex Jan 8 10:15:26 -03 2016

Numa dessas isto te ajuda.  Vide o e-mail anexo.

Att,
Moacir

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Zottis
Enviada em: sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 08:41
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Ajuda com performance Firebird

Bom Dia, posso estar falando besteira, mas será que não tem algum outro
vazamento de memória no seu sistema?

pode não ser o FB e sim outras rotinas, por exemplo Objetos criados
dinamicamente e sem destruição dos mesmos.

ou conexões abertas e não fechadas. etc.

---

 "ZOTTIS"
Mauricio Zottis

Se quiser ir rápido, vá sozinho.
Se quiser ir longe, vá em grupo.
Provérbio Africano.

Em 08/01/2016 08:31, Jeronimo Cardoso Neto escreveu:

> [...]
> que você descreveu). Abraços, *Kelver Merlotti* Coordenador Editorial
> da Active Delphi Twitter: http://www.twitter.com/kmerlotti [1]
> <maciel em 2msolutions.com.br : Saudações, Trabalho com Firebird a muitos
> anos, e resolvi teoricamente todo e qualquer problema de performance
> com meus sistemas quando adotamos a versão 2.5 64 bits Super Classic
> Server. Tenho um cliente em especial, o de maior movimento, que tenho
> tido problemas de performances. Gostaria da opinião e ajuda dos amigos
> da lista. Nos primeiros problemas de performance, trocamos de servidor
(dois) anos, venho enfrentando problemas de performance, mas não vejo o
servidor consumir mais que 50% de cpu e nem 10 GB de memória, considerando o
servidor como um todo. Esta servidor foi o quarto, em 10 anos no cliente.
Configuração do Servidor: Dell Server PET 620 Intel Xeon CPU ES-2630 v2 2.60
GHZ (02 processadores) Memória RAM de 64 GB Windows Server 2012 64 BITS
Disco Rígido de 02 TB Firebird 2.5 (versão novembro 2015) Super Classic
Server Sistema em Delphi7 DBExpress (DLL Devart) O sistema possui algumas
rotinas com transaction. O banco atualmente está com 200 GB. Já chegou a ter
250 GB, mas excluímos alguns anos de movimento a título de tentar resolver.
De uma forma sucinta, o sistema roda bem, e em torno de 02 (duas) semanas,
começa a ter problemas de performance. Após realizarmos um backup / restore,
o sistema volta a ficar com uma performance boa e, ficamos nessa situação.
Sweep está desligado e executamos toda noite. Pages está 75 Bufffers 300 KB
A alguns meses o Pages estava em 225. Fui aumentando com o tempo conforme
foram me reportando problemas de performance, mas depois um backup / restore
deixei no padrão. Antigamente, no servidores anteriores, verificávamos o
momento de trocar o servidor quando a CPU começar a ficar acima de 90% e não
baixava mais. A memória em torno "quase" 100% ocupada e não baixava mais.
Neste servidor, o processador não passa de 45%. As vezes notamos,
principalmente durante as reclamações de performance, que o consumo de CPU
do banco está 30%, por exemplo, e não muda, não desce. A memória está em
torno de 08 GB. Teoricamente o servidor está tranquilo, mas parece que o
Firebird não consegue usufruir todo potencial do servidor. O disco é rápido
e a controladora fora de série, com bastante cache de disco. Neste cenário,
não tenho como sugerir outro servidor. Ficar nessa vida de backup / restore,
ninguém merece. O processo leva em torno de 04 (quatro) horas e só pode ser
realizado após 22hs00. Tenho em torno de 125 conexões simultâneas no horário
de pico, que é das 09hs00 - 14hs00. Neste período ocorre as reclamações e só
backup / restore para sossegarem. Pela experiência do grupo, o que me
sugerem? Jà começamos a cogitar outro banco de dados, mas como fui sempre um
forte defensor do Firebird, o pessoal sequer acredita que devemos trocar.
Acham que tenho um cartola na manga e conseguirei honrar o nome do Firebird,
mas sinceramente, está difícil, rsss. Estou aberto a sugestões. Maciel
______________________________________________ FireBase-BR
(www.firebase.com.br [2]) - Hospedado em www.locador.com.br [3] Para saber
como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107 [4] Para consultar
mensagens antigas: http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html [5]
[...]

Links:
------