[firebase-br] Ajuda com performance Firebird

Maciel Soncini Bueno maciel em 2msolutions.com.br
Qui Jan 7 23:41:29 -03 2016

Saudações,

Trabalho com Firebird a muitos anos, e resolvi teoricamente todo e qualquer
problema de performance com meus sistemas quando adotamos a versão 2.5 64
bits Super Classic Server.

Tenho um cliente em especial, o de maior movimento, que tenho tido
problemas de performances.

Gostaria da opinião e ajuda dos amigos da lista. Nos primeiros problemas de
performance, trocamos de servidor e, a alguns meses, depois de uns 02
(dois) anos, venho enfrentando problemas de performance, mas não vejo o
servidor consumir mais que 50% de cpu e nem 10 GB de memória, considerando
o servidor como um todo.

Esta servidor foi o quarto, em 10 anos no cliente.

Configuração do Servidor:
Dell
Server PET 620
Intel Xeon CPU ES-2630 v2 2.60 GHZ (02 processadores)
Memória RAM de 64 GB
Windows Server 2012 64 BITS
Disco Rígido de 02 TB

Firebird 2.5 (versão novembro 2015) Super Classic Server

Sistema em Delphi7 DBExpress (DLL Devart)

O sistema possui algumas rotinas com transaction.

O banco atualmente está com 200 GB. Já chegou a ter 250 GB, mas excluímos
alguns anos de movimento a título de tentar resolver.

De uma forma sucinta, o sistema roda bem, e em torno de 02 (duas) semanas,
começa a ter problemas de performance.

Após realizarmos um backup / restore, o sistema volta a ficar com uma
performance boa e, ficamos nessa situação.

Sweep está desligado e executamos toda noite.
Pages está 75
Bufffers 300 KB

A alguns meses o Pages estava em 225. Fui aumentando com o tempo conforme
foram me reportando problemas de performance, mas depois um backup /
restore deixei no padrão.

Antigamente, no servidores anteriores, verificávamos o momento de trocar o
servidor quando a CPU começar a ficar acima de 90% e não baixava mais.

A memória em torno "quase" 100% ocupada e não baixava mais.

Neste servidor, o processador não passa de 45%. As vezes notamos,
principalmente durante as reclamações de performance, que o consumo de CPU
do banco está 30%, por exemplo, e não muda, não desce.

A memória está em torno de 08 GB.

Teoricamente o servidor está tranquilo, mas parece que o Firebird não
consegue usufruir todo potencial do servidor.

O disco é rápido e a controladora fora de série, com bastante cache de
disco.

Neste cenário, não tenho como sugerir outro servidor.

Ficar nessa vida de backup / restore, ninguém merece. O processo leva em
torno de 04 (quatro) horas e só pode ser realizado após 22hs00.

Tenho em torno de 125 conexões simultâneas no horário de pico, que é das
09hs00 - 14hs00.

Neste período ocorre as reclamações e só backup / restore para sossegarem.

Pela experiência do grupo, o que me sugerem?

Jà começamos a cogitar outro banco de dados, mas como fui sempre um forte
defensor do Firebird, o pessoal sequer acredita que devemos trocar.

Acham que tenho um cartola na manga e conseguirei honrar o nome do
Firebird, mas sinceramente, está difícil, rsss.

Estou aberto a sugestões.

Maciel