[firebase-br] Segurança no banco de dados

Washington Moratti de Oliveira ti em cbnmodas.com.br
Qua Jan 6 15:58:38 -03 2016

Boa tarde pessoal, esta é minha primeira interação com a lista e desculpem
se estiver
Sendo muito noob aqui. Bom minha dúvida é a seguinte:
Para saber quem está conectado ao BD usamos este comando:
---------
select
 MON$REMOTE_PROCESS, MON$REMOTE_ADDRESS, (MON$ATTACHMENTS.mon$attachment_id)
from
  MON$ATTACHMENTS
---------

Ele me fornece o processo, ip e id do processo, mas do momento em que ele é
executado, a pergunta é existe alguma forma
De saber se alguém está "xeretando" o banco de dados necessariamente não com
updates, deletes
Mas SELECTS ? através de comando ou algum log que o firebird armazene ?
Outra pergunta, é convencional mudar a senha do SYSDBA para não ter acessos
não autorizados ?
Desculpem se falei bobagens.
Obrigado a todos, desde já.

Att,