[firebase-br] Ferramentas para diagramação ER para Firebird

Eliseu Corrona eliseucorrona em jbsoft.com.br
Ter Ago 16 09:42:14 -03 2016

Buenas nobres aves.
Como estamos, tudo 100%?

Colegas, gostaria de verificar com vocês uma questão.
Estou a procura de uma ferramenta para modelagem ER que suporte Firebird e que seja de preferência gratuita. Se for paga, também não tem problema. Desde que o custo seja dentro da realidade.

Eu fiz uma boa pesquisa das principais ferramentas que suportam Firebird. Encontrei algumas opções gratuitas, porém muito ruins e outras pagas, com valor muito alto.

Ferramentas pagas:

- ER Studio (agora mantido pela IDERA que também é dona da Embarcadero).  (Valor da licença: R$ 9.384,00)
- DeZign Database: (Valor da licença em torno de R$ 3.500,00)

As ferramentas gratuitas não vou citar pois não tenho mais as mesmas, eram muito ruins e acabei não guardando os nomes e instaladores.

Uma ferramenta mais antiga, que inclusive usava na minha época de gradução, lá por volta de 1999 a 2001, era o Case Studio. Ferramenta desenvolvida em Delphi e muito boa. O Custo de aquisição da mesma era baixo e suportava vários bancos, inclusive o Firebird. Porém ela foi adquirida pela Smart Bear e depois esta, pela Dell. Agora chama-se Toad Data Modeler e não suporta mais Firebird.

Comentei de valores, pois aqui na empresa temos a política de só utilizar software licenciado ou gratuito.

Seria isso nobres. Gostaria de saber o que vocês utilizam. Se puderem comentar, desde já agradeço.

Grande abraço.