[firebase-br] Como trocar um Owner de um BD FB3

Seg Ago 8 09:27:18 -03 2016

Pelo pouco que sei do FB3, você pode ter multiplos administradores e sem
precisar de especificar uma superrole, mas isso não faria sentido se só o
sysdba pudesse executar um simples backup, você está realmente usando uma
conta administrativa?

Digo isso porque no fb2.5 tem problema similar, apesar de ser possível
criar um usuário e associar a superrole 'RDB$ADMIN' ou 'grant admin role'
para ele, algumas tarefas parecem ser possíveis apenas com o sysdba, por
exemplo, além do sysdba, nenhum outro não pode criar contas, inicialmente
achei que fosse falha da suite de acesso, mas observei o mesmo
comportamento no ibexpert. Fiquei feliz quando alguém disse em algum lugar
que o fb3 não precisaria mais de usuario+superrole para ter outro um
SYSDBA2, que isso seria possível sem nenhuma role, apenas um grant
especial. E se você estiver correto, essa limitação ainda persiste no fb3.