[firebase-br] Segurança no backup (ALTER DATABASE BEGIN BACKUP)

Taís Damasceno Medeiros tais.medeiros em softplan.com.br
Ter Abr 26 09:37:39 -03 2016

Bom dia, Gladiston,
o datacenter ao que me referia não é um ambiente virtualizado mas uma máquina física.
O problema é justamente o tempo que o banco teria que estar 'parado' para a transferência do arquivo, por isso a ideia de usar o 'ALTER DATABASE BEGIN BACKUP' que faz uma espécie de backup incremental em um arquivo .delta.
http://www.firebirdsql.org/refdocs/langrefupd20-alter-db.html
Gostaria da opinião de alguém que já tenha usado, antes de usá-lo num ambiente de produção.
Muito obrigada

Taís Damasceno Medeiros

Administrador de Banco de Dados
Unidade Indústria da Construção
Softplan/Poligraph
+ 55 48 3027 8100
www.softplan.com.br
twitter.com/softplanonline

----- Mensagem original -----
De: "Gladiston Santana" <gladiston em vidy.com.br>
Para: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Enviadas: Segunda-feira, 25 de abril de 2016 13:37:51
Assunto: Re: [firebase-br]	Segurança no backup (ALTER DATABASE BEGIN BACKUP)

Não está confundindo com Oracle?
Não lembro do FB com essa terminologia.

Subir para datacenter só tem uma palavra: "virtualizar", tanto a ferramenta
da Citrix, VMWare e acho que até HyperV permitem a transferência a quente
de uma máquina física para uma VM.
Uma vez que a VM esteja em seu datacenter, é só desativar a maquina fisica
e se quiser migrar para uma máquina real, faz um simples backup/restore no
momento mais conveniente.
Uma solução alternativa, mas que demoraria bastante é habilitar NFS e
ajustar o BD do FB para fazer mirror nessa unidade NFS remota
mapeada/montada como local. No Linux isso seria transparente, mas no
Windows acho que inviável, a edição server do Windows até tem NFS no
pacote, mas nunca consegui colocar aquilo para funcionar. Torço para que a
Microsoft junto com o bash traga o populares nfs, ssh, ... para o Windows.

inte+