[firebase-br] Firebird 3 foi lançado

Alexandre alexandrecrt em gmail.com
Qui Abr 21 13:49:39 -03 2016

Em 21/04/2016 13:34, Carlos H. Cantu escreveu:
> Desconheço qualquer problema com UDFs, a não ser que elas não tenham
> sido escritas corretamente.

Fala Cantú. Bom, eu já vi algumas mensagens aqui no fórum de pessoas com
problemas com acesso a funções UDF.
Eu mesmo, escrevi duas dll's simples com uma função simples que soma
dois argumentos do tipo integer passados e retorna um integer (função
mais simples que essa não existe).
Escrevi em C++ inicialmente e pensei ser algum problema do compilador.
Daí escrevi em Delphi e nada de funcionar também.

As dll's foram escritas corretamente pois chamo-as normalmente de outros
programas.

Porém, no firebird, quando defino as mesmas e tento dar um select
soma(1, 2) from rdb$database ou mesmo rdb$function recebo mensagens que
a função soma não está definida e outras vezes nada acontece quando
executo a instrução (nem a mensagem de que a função não está definida) e
derruba o servidor.

Por padrão, se eu colocar uma dll dentro do diretório UDF do firebird, a
chamada a uma função de determinado módulo deverá funcionar.
Mesmo assim fui no arquivo conf do firebird e indiquei explicitamente o
caminho dos diretórios da UDF's e nada de funcionar ........

A declaração da UDF que usei foi algo como

DECLARE EXTERNAL FUNCTION SOMA
   INTEGER,
   INTEGER
RETURNS INTEGER BY VALUE
ENTRY_POINT 'soma' MODULE_NAME 'dllSoma.dll';

E a UDF foi criada corretamente.
Porém, não funcionou.
Uso windows, fui no diretório e dei permissão total e nada .....

Por isso que me referi a problema com uso de UDF's.
Você teria alguma dica para que eu fizesse isso funcionar?
Obrigado.