[firebase-br] FB 2.5 SuperServer usar vários CPU's/Cores

Paulo Botelho paulobotelho em gmail.com
Ter Abr 12 13:09:31 -03 2016

Pessoal,

Já está claro que Classic ou SuperClassic utilizam vários cores/cpu's, mas
no meu caso não atende pois para estas versões não posso escolher os CPUs a
utilizar pelo bd (o SO escolhe entre todas as CPUs), e como nosso servidor
possui Apps Servers que consomem muita CPU, não quero que os meus app
servers (que são "pesados") concorram com os mesmos CPUs que o firebird,
assim o ideal para mim seria o seguinte :

Em uma máquina com 8 CPUs/Cores, separar as CPUs 1,2,3,4 para o firebird e
os cores 5,6,7,8 para os app servers (hoje está a CPU 1 para o firebird,
2,3,4 sem uso e 5,6,7,8 para os apps servers).

Assim, minha dúvida aqui é específica com a versão SUPERSERVER, rodando no
Windows 2008 X64, onde tenho em média 4 diferentes FDBs com tamanhos na
faixa de 15GB cada.

Atualmente, no geral a performance é muito boa, exceto em alguns momentos
de pico e quando vou verificar o core 1 está "no talo", e vejo os cores 2,3
e 4 dando "sopa" e quero utilizá-los.

A documentação
http://www.firebirdsql.org/manual/qsg25-appx-architectures.html diz que
antes do fb 2.5 a SuperServer tinha performance ruim.

Pergunto :
- Isto de fato melhorou ?
- Alguém já testou SuperServer com fb 2.5 em produção em um cenário
semelhante ajustando o CpuAffinityMask ?

Aqui neste blog :
http://asfernandes.blogspot.com.br/2014/01/artigo-novidades-do-firebird-25.html
, informa que um SuperServer devidamente configurado o CpuAffinityMask
destinaria um core para cada base de dados, o que seria o cenário ideal no
meu caso, resolveria os picos de utilização.

Pergunto :
- Isto de fato procede ? Se no meu cenário com 4 bds, e ajustando o
CpuAffinityMask=15, o Firebird alocaria uma CPU para cada fdb ?

Agradeço a ajuda.

Paulo Botelho