[firebase-br] Discussão: Ainda vale a pena WIN1252/ISO8859_1 ou melhor UTF8?

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Sex Set 25 10:36:09 -03 2015

O firebird faz conversão de dados automática na leitura de acordo com o
charset de conexão, não importando o usado nos dados, então o character set
importa mais na comodidade da sua aplicação do q em algum intercambio, ou
na necessidade de armazenar algum tipo de caracter não suportado em um
charset ou outro, caso muito mais raro.

Por exemplo, vc pode ter na mesma tabela um campo com ISO8859_1, WIN1252 e
outro com UTF8... se vc conecta como ISO8859_1 todos dados, inclusive os
gravados no campo UTF8 vão retornar automaticamente como ANSI (conteudo
padrão do ISO8859_1), com o firebird fazendo automaticamente todas as
conversões nescessárias... do mesmo jeito se conectar como UTF8, vao ser
retornados como UNICODE... a unica exceção é o NONE no qual fica a cargo da
aplicação client tratar todos os dados pois não é feita conversão nenhuma.
Tirando isso, um detalhe é q é melhor usar o collate UNICODE_CI_AI com UTF8
pois é accent insensitive.