[firebase-br] Discussão: Ainda vale a pena WIN1252/ISO8859_1 ou melhor UTF8?

Sex Set 25 10:24:21 -03 2015

Olá pessoal,

Aqui não é uma dúvida, mas apenas acompanhar dos colegas que charset vem
sendo usado.
Na soma de todos os meus projetos com o firebird cheguei a usar 3 charsets:
ISO8859_1 com o collate PT_BR
WIN1252 com o collate WIN_PTBR
UTF8 com collate UNICODE_CI

Vejo as aplicações se globalizando e indo para a internet e a chance de
nossos dados cruzarem com outros bancos de dados ser alta. Pelo menos é a
impressão que tenho quando troco figurinhas com outros programadores
inclusive usando outros bancos de dados.

Assim me pergunto se ainda vale a pena manter e continuar charsets como
ISO8859_1 e WIN1252 em nossos projetos, quando a unica negativa para o UTF8
é o consumo maior de espaço, não digo nem de a performance ser melhor ou
pior, pois se houver alguma perda é minima em comparação com as vantagens
de intercambio com um mundo que cada vez mais usa UTF.

O que me dizem?