[firebase-br] Backup

Ter Out 20 11:19:23 -03 2015

O IBExpert permite fazer certas alterações por baixo do pano, como por
exemplo, tornar um campo obrigatório sem validar os dados pré-existentes.
Como ele faz isso por baixo dos panos, você terá problema na hora em que
for restaurá-los porque seus dados deverão ser validados.
Talvez tenha sido esse o seu caso.
O IBExpert fazia isso porque o FB naquela altura não permitia por exemplo
alterar checks, campos calculados, renomear, alterar a rodem dos campos,
etc... sem dropá-los.
Atualmente, o FB 2.5.4 deixa fazer muita coisa no metadados, e então o
IBExpert parou de fazer as "gambis" dele, mas eu tenho a impressão que
muita gente usa versão antiga dele para escapar da licença e acaba fazendo
esses problemas acontecerem.
Desfaça a modificação do campo, faça o backup e poderá restaurá-lo
novamente.
Na próxima oportunidade que houver, use os comandos sql para satisfazer o
valor obrigatório e então o alter table(ou o ibexpert mais recente) para
alterar sua estrutura tornando o campo obrigatório, poderá fazer isso
acrescentando not null ou usar clausula check que é mais elegante para por
exemplo não permitir nulos ou datas anteriores a 01/01/1970.

[]´s