[firebase-br] Duvidas

Ter Out 20 11:03:30 -03 2015

Eu pensei na seguinte gambiarra, veja se dá certo com uma cópia do banco de
dados original.
Migre sua base para fb 2.5.4 via backup no fb1.5 e depois, desinstale o
fb1.5 e com o fb2.5 instalado faça o restore.
Depois, já estando no fb 2.5.4 use o comando alter table para trocar o
charset/collate (isso só é possível no fb 2.5.4)
Dá para num unico comando mudar o charset/collate para o banco inteiro, mas
acho que não funcionará se você fez essas definições inicialmente na
tabela, então acho melhor usar o alter table.
Ele não mexerá nos dados, isto é, os dados ficarão do jeito que estavam, o
que mudou foi a definição do metadados e valerá para os novos dados
nessa(s) tabela(s).
Tendo alterado todos os campos que precisava com o alter table, faça um
novo backup e restaure-o novamente, para se certificar que a mudança foi
bem recebida.
Para conseguir restaurar sem erros, use uma opção do gbak que consertará
strings mal formadas nos dados e no metadados, são elas: -fix_fss_d e
-fix_fss_m.
Alterar o collate não muda a apresentação dos dados, provavelmente apenas o
ordem em que serão apresentados, mas se mudou o charset poderá ter algumas
inconveniências de transliteração de caracteres non-ascii, então você tem
que pegar uma tabela de exemplo para ver o que você perdeu.
Se os dados estiverem do seu agrado, faça o downgrade do database novamente
para o fb1.5 via backup/restore - somente se não for possível permanecer no
2.5

Eu nunca fiz todo esse procedimento, mas já fiz cada um deles
individualmente em outros contextos então em tese acho que funcionará.
Tenta e depois nos avisa.