[firebase-br] Banco de dados de Imagens

Joao Ferreira jfsferreira em gmail.com
Sex Out 16 07:54:35 -03 2015

Boas.

Acho que a implementação de uma solução neste caso vai depender de vários
factores:

   - localização do servidor;
   - tipo do banco de dados;
   - tamanho em média das imagens;
   - quantidade de imagens a armazenar;
   - número de acessos médios ao banco de dados.

Senão vejamos:

   - É necessário ter em conta a tipologia da rede, sua configuração,
      velocidade e localização para podermos ter uma ideia aproximada de qual a
      fiabilidade da ligação ao servidor. Em micro e pequenas empresas
é normal o
      servidor estar localizado num pc dedicado a essa função e fisicamente
      instalado dentro da organização. Já em empresas de maior dimensão tais
      infraestruturas estão localizadas em datacenters próprios para o efeito,
      muitas vezes a cargo de terceiros;
      - Fabricante, versão e tipo de banco de dados instalado é na minha
      opinião uma escolha critica. Hoje em dia temos várias escolhas
open-source
      com provas dadas e temos outras tantas comerciais também de alta
qualidade.
      A escolha tem de ter em atenção o suporte que o fabricante dá ao
produto, a
      regularidade de actualizações, a qualidade das soluções
integradas. Ter de
      escolher um banco de dados baseado em open-source mas depois ser
obrigado a
      "comprar" várias ferramentas para podermos usá-lo não compensa;
      - Se bem que já ouvi aqui falar que hoje em dia o manuseamento de
      imagens por parte do banco de dados é feito de uma forma "externa" e bem
      rápida não posso deixar de chamar a atenção que isso vai
depender em muito
      do tamanho de cada imagem. Imagens de alta qualidade ou de grandes
      dimensões poderão comprometer essa suposta premissa... Tenho na minha
      experiência uma "má experiência" desse tipo. Certo cliente que possuía um
      estúdio de fotografia decidiu informatizar e guardar todas as fotografias
      num banco de dados para poder aceder a elas através de uma aplicação em
      delphi. Estamos a falar de 20 anos de fotografias, milhões de imagens que
      foram digitalizadas com grande qualidade para ser possível reproduzir as
      mesmas em formato fisico caso seja necessário. Tudo feito, aplicação
      desenvolvida e testada, após meses a carregar dados para o banco
de dados e
      a ver o seu desempenho cair abruptamente.... Depois de testes,
      verificações, re-configurações e dores de cabeça, a solução que se
      encontrou foi simples: guardar no banco de dados as informações
lógicas do
      ficheiro de imagem bem como a path para o mesmo que se
encontrava agora num
      HDD dedicado apenas a armazenar imagens... O desempenho logo foi
      re-estabelecido bem como se tornou possível manusear imagens directamente
      sem ter de aceder o bando de dados...
      - E tendo em conta que se tratava de um estúdio de grande reputação
      local e regional, o acesso via web e via backoffice na firma requeria a
      disponibilidade de acesso às imagens quase imediata.

Dito isto acho que cada caso é um caso e por isso não existe uma solução
unificada para ete tipo de situação...

No dia 15 de outubro de 2015 às 17:17, Qatan <wanstadnik em gmail.com>