[firebase-br] Banco de dados de Imagens

Qatan wanstadnik em gmail.com
Qui Out 15 05:19:09 -03 2015

Não tenho experiência em FB mas eu sugiro ter o banco de dados FB sem
imagens, arquivar as imagens em um folder separado, protegido e escondido
como o colega disse, no banco ter somente os pointers para as imagens.
O backup fica mais fácil e rápido, o banco corre menos risco. Mesmo com a
tecnologia de hoje, quanto maior o arquivo mais fácil para danificar,
simplesmente pense que teria mais área do HD para arriscar um dano...
Tendo as imagens em folder separado e considerando que mudaria pouco,
ficaria muito rápido fazer backup usando o método de sincronização mirror.
Assim somente o que mudou seria atualizado, adicionado ou deletado.
Remendável ter algum (ou alguns) backups extras em locais diferentes com
datas diferentes caso precise voltar atrás em algum momento devido a um
problema qualquer...

Qatan

-----Original Message-----
From: Gladiston Santana
Sent: Wednesday, October 14, 2015 9:04 PM
To: FireBase
Subject: Re: [firebase-br] Banco de dados de Imagens

Não faz muita diferença de performance colocar imagens em bancos separados
porque os blobs já são externos a tupla de dados, isto é, residem no mesmo
arquivo, mas são armazenados internamente de maneira separada de outros
tipos de informações.
A vantagem que vejo nisso é lidar com os backups que quando possuem imagens
levam mais tempo para se completar.
Visto que as imagens não mudam seu conteudo com tanta frequencia, o backup
não se aproveita disso e as copia sempre na íntegra.
Já com o método de imagens fora do banco ou noutro database (seu método)
podemos ter um esquema de backup diferencial para dados e outro para
imagens.

O pessoal fica muito apreensivo com imagens dentro do banco, mas atualmente
é confiável, seguro e performático se feito de maneira adequada -
geralmente por meio de streamming e evitando o triangulação com o disco.

Em 14 de outubro de 2015 08:53, Zottis <bzottis em ig.com.br> escreveu:

> Se você tem a real necessidade de armazenar as imagens diretamente no
> banco de dados, e não em uma pasta conforme sugeriu o Francis,
>
> você pode optar por trabalhar com 2 bancos, um apenas com as imagens e
> outro com miniaturas e o resto que precisar, assim, o backup pode ser
> melhorado.
>
> fiz isso em um cliente que precisava realmente guardar as imagens
> (Scanners) no banco, e funciona a 8 anos sem problemas.
>
> mas faço assim, toda a informação é buscada e guardada em um banco com
> uma miniatura da imagem e o resto das informações pertinentes ao
> [...]
Para consultar mensagens antigas:
http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html