[firebase-br] Banco de dados de Imagens

Francis Lay Silva fllsilva8 em gmail.com
Ter Out 13 20:00:45 -03 2015

Eu lhe recomendaria fortemente mudar essa sua estratégia de armazenamento.

Eu trabalho em um jornal e aqui temos um arquivamento de fotos bem pesado.
A principio implementei o sistema em cima do banco de dados Oracle que é
bem mais robusto que o FB. As fotos eram todas arquivadas em uma tabela no
próprio banco de dados.

Após pouco mais de 1 ano os problemas começaram a surgir. Quando eu buscava
uma informação referente a pesquisa de um conjunto de fotos qualquer, os
dados em texto dela eram recuperados rapidamente, mas quando era preciso
linkar os dados com as imagens (para exibir em um browse de fotos para
seleção) era um pesadelo. Devido aos grandes tamanhos das fotos o hd do
servidor trabalhava feito louco movendo o ponteiro dos registros de imagem
de um lado pro outro. Chegou uma hora que a aplicação de tornou improdutiva
e começavam a guardar imagens recentes no HDD local. Então tive que mudar a
estratégia e consegui resolver o problema.

Minha dica para você, independente do BD que for usar, é armazenar as
imagens em uma pasta segura na rede, onde os usuários não tenham acesso
direto a ela. Dessa forma você armazenaria no BD apenas uma referência para
a localização da imagem.

Minha aplicação já roda a 5 anos agora é nunca mais tive problemas com ela.
Isso facilitou e muito também o backup do BD que antes levava horas para
fazer e ocupava vários gigas cada. Hoje o backup das informações apenas não
chega a ocupar nem 300Mb. Quanto às fotos, faço apenas uma sincronização
delas com um HDD externo de backup, e pára isso utilizo software gratuito
que consegui na internet.