[firebase-br] Discussão: Ainda vale a pena WIN1252/ISO8859_1 ou melhor UTF8?

Qua Out 7 10:03:37 -03 2015

Realmente,

A tamanho máximo de dados para índice no FB é de 1/4 do tamanho da página,
o que não seria tanto um problema.
Mas o limite de tamanho de índice de apenas 252 bytes e é muito
insuficiente para lidar em diversas situações, a titulo de curiosidade, o
MSSQL Server pode ter qualquer tamanho, mas apenas considerará 900 bytes e
ignorando o que for além.

Isso torna o UTF8 pouco prático para campos indexados que seja longos.
E o WIN1252 e o ISO8859_1 definitivamente reinem por muito tempo.
Alguma idéia de qual dos dois seria melhor?
São basicamente identicos, mas um bug recente no IBO me mostrou que há uma
certa preferencia pelo WIN1252 por aceitar uns caracteres a mais e até
então minha preferencia entre os dois era o ISO8859_1. Vou até avaliar a
troca dos bancos existentes em ISO8859_1 para esse charset.

Espero que o FB3 tenha dado uma mexida nisso, embora o que me incomoda
mesmo desde o lançamento é o limite de tamanho dos nomes dos objetos, pode
parecer que 31 caracteres seja muito, mas para mim é muito pouco.

[]´s a todos.