[firebase-br] Auditoria Firebird

Cassiano Paulus cassianodp em gmail.com
Seg Nov 23 20:08:54 -03 2015

Boa noite!
Fiquei interessado em como o pessoal grava a auditoria.

Na empresa nós duplicamos as tabelas.
Ex: Para a tabela de *CLIENTES *nos criamos a tabela *AUD_CLIENTES*.
A tabela *AUD_CLIENTES *tem TODOS os campos de CLIENTES mais os campos
abaixo:
*DATA_HORA timestamp*
*OPERACAO varchar(1) // I - Inclusão, A - Alteração, E - Exclusão*
*CODUSUARIO varchar(30) //current_user*

Para gerar a auditoria utilizamos 3 triggers, 1 para cada operação (insert,
update, delete).
Acredito (e provavelmente) não é a melhor forma, mas tem nos atendido bem.
Quando é necessário recuperar algum registro por exemplo, basta fazer
um *insert
into CLIENTES() select ... from AUD_CLIENTES where OPERACAO = 'E'*.

Se mais alguém puder compartilhar como faz agradeço.