[firebase-br] Importar dados de base COBOL para Firebird

Qui Jun 11 13:30:20 -03 2015

Depende do cobol, se for o cobol do meu tempo que usa isam (acho que era da
microfocus, não tenho certeza) então este não tem formato definido, quero
dizer, ele tem o formato que o programador decidiu colocar lá no 'data
division' enquanto escrevia o programa, por isso é um pouco complicado
procurar um driver odbc/oledb para ele, você pode tentar abrir o arquivo de
dados num leitor txt como o notepad++ e observsar se há um padrão (os dados
estão texto plano, mas é dificil achar o inicio do registro seguinte se não
tiver o fd), se encontrar algo que possa determinar sua quebra de registro
poderá escrever um programa para lê-lo, é o exemplo de um cadastro de
produto onde todas as unidades são 'PC' então poderia usar 'PC' como quebra
de registro, caso contrário, a importação será complexa. Uns anos atrás
pesquisei para um colega programas dedicados a essa importação, e notei que
há programas que fazem engenharia reversa e recuperam o fd (file
description) deles, permitindo automatizar a importação, mas aí é você
googlear e ver se vale a pena.

Veja se este link te ajuda:
http://www.lnssoftware.ca/firebird.htm

[]´s e boa sorte.
PS: Cobol, foi minha primeira linguagem comercial, antes dela brincava de
programar com basic e assembly do Z80/6502.