[firebase-br] Bando de dados de Imagens

Ter Jun 2 11:12:01 -03 2015

Não faz muita diferença o tamanho do arquivo de dados, não deveria se
preocupar com isso. milhares registros com ou sem BLOBS gigantes terá o
mesmo tempo de pesquisa, o que muda é o tempo de resgate do conteúdo quando
o BLOB for requisitado. Então evite situações de select * from. Em meus
programas blobs só são resgatados quando recebem o foco ou a guia onde for
exibido o objeto tiver que ser exibida. Tenho sistemas que guardam
doc/xls/png que funciona harmoniosamente desde quando o FB 1.5 foi lançado.
No site firebase e na internet existem estatísticas que desmistificam a
idéia de que tamanho importa.
Imagina que seus binários fossem guardados fora do banco, não ocuparia o
mesmo espaço, mas noutro lugar? E se tivesse de ler um arquivo no disco,
não leria o mesmo tamanho?
O que torna melhor guardar dentro do banco de dados é a segurança contra o
acesso externo que se dará por meio dum programa e não um explorer do
windows, também economiza espaço, pois NTFS tem página de 4k e disperdiça
muito espaço para armazenar imagens e também a capacidade de lidar com os
mesmos diretamente pelo programa que você criou, por exemplo, quando alguém
baixa um PDF, poderá assiná-lo ou incorporar um texto na vertical
"CONFIDENCIAL", enfim tudo que puder fazer com o arquivo através do
programa não dependerá de terceiros.
O que atrapalha na digitalização com o Firebird é que o mesmo ainda não
possui busca textual e isso seria uma mão na roda com PDF/A. Até existe
ferramentas de terceiros como o IBO que é capaz de introduzir buscas
textuais, mas não é um recurso nativo  do FB.
Página de dados e os BLOBs no FB são guardados de maneira diferenciada,
então os engenheiros pensaram na melhor forma de armazená-los que
beneficiasse os programas.
O que você pode fazer para melhorar a performance já que de antemão vocÊ
sabe que ele será grande é criar um database de tamanho enorme e mudar
autogrowing para algo gigante também, isso evitará a fragmentação do
arquivo de dados no disco. Talvez possa até desligar o autogrowing e
definir uma mega tamanho razoável para guardar imagens por muitos anos.
O campo segment size é um mero informativo, ele não tem objetividade para
os dias de hoje,se ele estiver te confundindo ignore-o.

[]´s e boa sorte.