[firebase-br] Tamanho de cache

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Sex Jan 30 13:59:28 -03 2015

O superserver não trabalha muito bem com multicore, ai com este numero de
conexões simultaneas pode ser um prb. Vc poderia ver a possibilidade de
colocar o 2.1.3 classic. Não muda absolutamente nada pra aplicação, nem na
forma de acesso, nem no funcionamento, e é simplesmente uma configuração
diferente no servidor, que apos feita o resto do sistema vai trabalhar
normalmente.

Quanto a aumentar cache, ao utilizar o classic o firebird usa um paginas de
cache menor por processo deixando o SO usar um cache de disco maior pra IO.
Na pratica se vc não usa o servidor com nada a mais, com 4gb vc vai ter
quase 3gb do banco sendo armazenado na ram, praticamente todo o seu banco
"util" q se usa no dia a dia.

O IO ainda pode ser um problema mesmo mudando tudo isto, ou mexendo em
cache, ou colocando mais ram, só que vai ser no IO de escrita que independe
de cache pois as escritas são feitas no momento. Um bom utilitário pra ver
isto é o "atop" no linux que mostra a % de uso de IO de cada dispositivo.