[firebase-br] Tamanho de cache

Sex Jan 30 11:22:15 -03 2015

É melhor deixar que gbak faça o sweep após o backup concluído com sucesso,
assim você terá a garantia de um autoreparo se houver sinistro.
O backup deve ser ao menos diário e usando gbak, não tente copiar o arquivo
de dados.
A lentidão podem ter muitas causas, mas o que é mais comum na minha opinião
é o acumulo de lixo com transações, dá uma olhada na estatistica do banco
no momento de lentidão e reporte à lista.
Quanto ao tamanho do cache, se seu sistema é dedicado, a conta é mais
fácil, verifique quanto de memória ainda resta no sistema após o boot, em
sistemas linux use free -h, depois calcule pela quantidade de conexões que
haverá (acrescente umas conexões de reserva) e recalcule para usar 90%
dessa memória remanescente.
Para mim, memória sobrando, é memoria desperdiçada.
No ambiente linux, se nenhuma aplicação reivindicar uso de memória, o
kernel irá utilizá-la para buffers de arquivos e as devolve apenas quando
mais memória é reivindicado por programas.
Na *minha opinião* é mais sensato fazer o FB utilizar essa RAM, antes que
seja usada por buffers de arquivos.

inte+
ps: programe uma atualização do seu FB para 2.5, a 2.1 foi descontinuada.