[firebase-br] Tamanho de cache

Rafael - FAV Ferro e Aço rafael em favcomercial.com.br
Sex Jan 30 08:59:40 -03 2015

Bom dia amigos.
Sei que não existe uma "fórmula mágica" mas qual o tamanho recomendado
de cache para um banco de 4,5 Gb?
Hoje, uso 8,0 Kb de amanho de página, e 2048 página de cache, o que
resulta em um cache total de 16Mb.
Eu acho pouco e gostaria de aumentar, mesmo pq em determinados
momentos do dia, o desempenho do banco degrada muito (ainda estou
analisando a causa).
Utilizo Firebird 2.1.3 SuperServer em servidor Linux, com 40 acessos
simultâneos em média.
O servidor tem 4Gb de RAM e mesmo nos momentos de lentidão relatados
acima, ele parece estar "nadando de braçada" com memória e carga de
CPU de sobra, o que me dá indícios que seja problema de IO.
Por isso gostaria de aumentar essa cache, para tentar diminuir os
acessos ao disco.
Estou com o pensamento correto?
Desde já agradeço pela ajuda.

--