[firebase-br] RES: Fw: Ajuda projeto

Sex Jan 23 15:10:37 -03 2015

Uma conta proxy é um termo que achei apropriado para descrever o seguinte
procedimento:
Voce compra um Oracle para 5 licenças (o minimo), instala ele no teu
servidor.
Desenvolve seu programa para ter ao menos 2 camadas, uma delas ficará
também no servidor e (chamemos de X1) e se comunicará com o Oracle e a
outra camada é seu aplicativo (chamemos de X2) que será instalado em todos
os desktops de usuários da empresa, digamos que haja 300.
Do ponto de vista tecnico, é isso que ocorre:
Os 300 usuários/desktops não acessam o banco diretamente, estão
requisitando/enviando informações a uma camada do aplicativo X2.
O X2 pega essas requisições e acessa o Banco de Dados e as devolve para o
X1.
Conclui-se que o banco de dados está sendo acessado apenas por 1
aplicação/camada, ou por um único cliente, logo usa apenas 1 licença.

Daí tú economizou em 295 licenças.
Daí você tira a conclusão de quanto uma empresa ganha se desenvolver em n
camadas ao invés do modelo cliente/servidor sob essas circunstâncias.
A maneira mais fácil de criar programas em n camadas é usar delphi e criar
webservices.

[]´s