[firebase-br] RES: Fw: Ajuda projeto

Qua Jan 21 15:55:59 -03 2015

Softhouses de ERPs não gostam muito de especificidade dentro do banco de
dados porque eles podem trocá-lo conforme a conveniência do cliente, daí
eles mantém tudo que precisam no lado cliente e as vezes em camadas, o BD é
só um repositório, o BD não pensa muito, apenas tem de ser rápido para
leitura e escrita.
Neste cenário, supõe-se um DBA ou analista que irá otimizar o banco de
acordo com o uso, geralmente a softhouse fornece também.
Tem pouca coisa que um DBA poderia fazer no FB para uma aplicação como
esta, no MSSQL/Oracle tem várias coisas para ajudar a otimizar, eu gosto de
indices clusterizados e particionamento de dados. O primeiro tunning o
analista deixa bem mais rápido, daí em diante só upgrade de hardware.
Quando o programa ficar lento, a empresa é que terá de comprar um servidor
melhor.
Outro dia visitei um colega de trabalho que usa um desses ERPs da Datasul e
o BD (progress) é exatamente desse jeito que descreví, o primeiro tunning
ajuida, mas depois e só upgrade de hardware, mas o limite é disco de
15k/sas, meu colega já estava no limite. Esse ERP em especial permite ser
rodado em Progress, Oracle e MSSQL. Imagina pagar uma fortuna de
licenciamento para ter um BD desses só como repositório. Como a maioria dos
ERPs consome apenas 1 licença e usa este usuário como proxy para os
100/500/1000 colaboradores que a empresa possui, a Microsoft desenvolveu um
mecanismo que enfilera as requisições, ou seja, o cara vai usar uma conta
proxy para outros 1.000 tudo bem, mas obterá performance menor do que com
mais licenças. Este foi um jeito elegante de quebrar a farra dos ERPs que
só usam o MSSQL como repositório.

Existem algumas poucas softhouses que fazem aplicações com especificidades
no banco de dados, mas tem seu nicho. Um deles que conhecí, só atendia
hospitais e era bem otimizado em Oracle e funcionava em n camadas.

inte+